Compartilhe esta página pelo Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook

Índice de verbetes


Berthe Fropo



Berthe Fropo, nascida Berthe-Victorie-Alexandrine Thierry de Maugras (Sarreguimes, França, 4 de outubro de 1821 - Paris, França, 9 de novembro de 1898) foi uma grande ativista espírita, amiga íntima do casal Kardec (Amélie Boudet e Allan Kardec), membro da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, cofundadora e primeira vice-presidente da União Espírita Francesa, cuja biografia se notabilizou pela coragem e determinação com que denunciou desvirtuamentos doutrinários na condição do Movimento Espírita logo após a desencarnação do codificador espírita. Escreveu diversos artigos para o jornal O Espiritismo (Le Spiritisme) e é a autora do livro Muita Luz (Beaucoup de Lumière), obra importantíssima para a compreensão das primeiras gerações da História do Espiritismo.


Berthe Fropo (1821-1898)Berthe Fropo (1821-1898)



Vida pessoal

Berthe Fropo nasceu em Sarreguemines, cidade do noroeste da França pertencente ao departamento de Mosela, perto da divisa com a Alemanha e não muito distante da Bélgica, em uma família originária de Fontainebleau e composta de nobres, militares e pintores renomados. Foi o terceiro dos quatro filhos de Honoré-Louis Thierry de Maugras, diretor do Hospital Militar de Sarreguemines, e Frederika Rowenhagen, natural de Luxemburgo (Alemanha). Seus irmãos mais velhos foram Henri Thierry de Maugras (nascido em 1817, médico militar, oficial da Legião de Honra) e Louise-Wilhelmine Thierry de Maugras (nascida em 1819); a caçula da família foi Camille Thierry de Maugras (nascida em 1824, médica militar, também oficial da Legião de Honra).

A intensa carreira militar do pai resultou que a sua família precisasse transferir morada para sucessivos lugares (Rocroi, Lille, Briançon e Calais) até que ela fosse se estabelecer na capital francesa. Apesar dessas mudanças, Berthe teve primorosa educação formal e artística, inclusive desenvolvendo sua voz para o canto lírico. Por razões políticas, durante o reinado de Louis-Philippe, seu pai é demitido do exército em 1837 e a situação financeira da família sofre colapso.


Mademoiselle BertheMademoiselle Berthe


Em 1846, já em Paris, Berthe conhece Augustin-Joseph Fropo (1820-1885), embora jovem, já um respeitado cirurgião militar, que com apenas 23 de idade havia concluído o curso de medicina e brilhantemente defendido sua tese de doutorado, o que lhe conferiu a honra de em 1845 ser iniciado na maçonaria pela loja Amis Réunis de l’Orient de Lille. Berthe e Augustin Fropo se casam em 1 de setembro de 1846, com uma celebração católica realizada na igreja de Saint-Jacques-du-Haut-Pas em Paris.


Augustin Fropo, esposo de BertheAugustin Fropo, esposo de Berthe


Depois de anos passados na Argélia, pós-campanha italiana de 1859, Augustin Fropo foi nomeado, em 1863, médico do Regimento de artilharia da Guarda Imperial de Paris e o casal estabelece residência na Avenida Duquesne, nº 40.

Enquanto o esposo se destacava na carreira médico-militar, Berthe Fropo se alistava em movimentos humanistas, inclusive integrando uma associação pela luta contra o tabagismo, apesar de ameaças da indústria do cigarro. Também usou seus dotes vocais em benefício dos necessitados, por exemplo, com um solo num concerto na Capela Militar de Paris, oferecido pelo Marechal Regnault de Saint-Jean-d'Angély.


Folheto de campanha contra o tabagismo na FrançaFolheto de campanha contra o tabagismo na França


Com a Guerra Franco-Prussiana, em 1870, a França — e sobretudo a capital parisiense — desmorona diante dos alemães; o Napoleão III é destituído do trono imperial e se exila na Inglaterra; a miséria se espalha e as famílias choram as mortes de seus jovens. Augustin Fropo é nomeado médico-chefe do Hospital Militar de Versalhes, onde em 1871, com reconhecido espírito de caridade, defenderá os feridos da Comuna de Paris (levante armado dos parisienses que propunha criar uma república operária independente do restante da França e fazer resistência aos prussianos) contra os maus tratos infligidos contra esses, pelo que será condecorado Comandante da Legião de Honra Adolphe Thiers.

Com o falecimento do esposo em 1885, Berthe Fropo passará a viver de sua pensão militar, que também usará para praticar atos de benevolência em favor de miseráveis da Vila de Ségur.


Atividades espíritas de Berthe Fropo

Não temos registro de quando e como exatamente Berthe Fropo conheceu a Doutrina Espírita e passou a participar das atividades doutrinárias. O que os registros nos contam é que em algum momento ela foi membro da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, da qual depois se afastou — talvez por ocasião de obrigações militares de seu esposo — também foi amiga íntima do casal Kardec e zelosa defensora da pureza doutrinária da codificação espírita.

Depois do falecimento do codificador espírita, Fropo foi a grande sustentação da viúva Kardec, sendo inclusive quem tentou socorrê-la quando do passamento de Amélie, conforme a própria Fropo relata:

"Enfim, em 21 de janeiro de 1883, tive a dor de perder minha amiga!! Na sexta-feira 19, levantando-se da sua cama, ela teve uma tontura, caiu e, batendo sua cabeça no canto do mármore de sua cômoda, perdeu a consciência. Ajudada pela empregada, pude levá-la de volta à cama, mas pela expressão de sua boca, vi que havia ali uma congestão cerebral. Fui procurar o médico, que me declarou que ela estava perdida."
Muita Luz (Beaucoup de Lumière), Berthe Fropo - 'Como o Espiritismo é dirigido'

Fropo ganha destaque no Movimento Espírita a partir de quando ela contesta o modo como as instituições destinadas à continuação das obras doutrinárias de Allan Kardec estavam sendo administradas. Segundo ela, o principal líder e responsável pelo Espiritismo — Pierre-Gaëtan Leymarie — estava corrompendo suas funções, tanto materialmente, tomando proveito particular dos bens dos Kardec, quanto doutrinariamente, deturpando os conceitos espíritas em favor de outras correntes espiritualistas e místicas, notadamente o roustainguismo de Jean-Baptiste Roustaing e a teosofia de Madame Helena Blavatsky. De fato, Leymarie era o real mandatário da Revista Espírita, da Livraria Espírita e da Sociedade Anônima (criada para administrar os bens institucionais legados pelas obras de Kardec) e, no contexto apresentado por Fropo, havia tomado todas as providencias legais para afastar a influência da viúva Kardec das deliberações institucionais, bem como de todos os que se opusessem aos seus interesses — bem diferentes dos princípios espíritas, segundo Fropo.


Articuladora da União Espírita Francesa

Fropo denunciou Leymarie à viúva Kardec e conclamou os “espíritas sinceros” a se levantarem contra os desmandos daquele. Em certa reunião realizada em 27 de janeiro de 1881 na casa de madame Kardec, entre os espíritas convocados para fazer frente a Leymarie, um médium psicografou uma comunicação do Espírito do codificador conclamando-os para a fundação de uma nova sociedade espírita, do que mais tarde viria a ser a União Espírita Francesa, fundada em 24 de dezembro de 1882, originalmente presidida por Gabriel Delanne, sendo Berthe Fropo sua vice-presidente. Além dessa nova sociedade, foi deliberado o lançamento de um jornal que servisse como órgão de comunicação da União: o periódico O Espiritismo (Le Spiritisme).


O Espiritismo (Le Spiritisme)



Um pouco de luz

Foi Berthe Fropo quem levou a público e em larga escala o que chamou de desmandos de Leymarie. Através da revista O Espiritismo, edição da segunda quinzena de outubro de 1883, ela assinou um artigo intitulado “Um pouco de luz” em resposta ao artigo “Aos nossos leitores” publicado na Revista Espírita do mês anterior, aproveitando para exprimir abertamente a má condução da herança doutrinária deixada por Kardec, exemplificando, entre outras coisas, pelo ato de Leymarie e seus aliados renomear a “Sociedade Anônima para a continuação das obras de Allan Kardec” pela insígnia “Sociedade Científica do Espiritismo”, o que motivou Fropo a inserir em seu artigo-resposta:

"Por que essa evolução? O que se pretendia fazer, removendo o nome do fundador, o mestre que vocês diziam ser tão respeitado e tão venerado. Em nome de todos os meus irmãos de crença, venho pedir-lhe o motivo; essa evolução é muito grave para que não tenhamos a explicação."
Berthe Fropo, "Um pouco de luz" em O Espiritismo - outubro, 1883

O artigo foi uma espécie de ensaio para o que Fropo viria fazer logo adiante: publicar o dossiê Beaucoup de Lumière, ou, traduzido, Muita Luz.


Muita Luz (Beaucoup de Lumière)

Além de outros tantos artigos importantes publicados no periódico O Espiritismo, Berthe Fropo legou para o Movimento Espírita uma obra histórica importantíssima: Beaucoup de Lumière, que vertida para o nosso português é Muita Luz. Esse livro, bem como toda a obra de Fropo e da União Espírita Francesa, ficou por um bom tempo no esquecimento, ou mesmo no desconhecimento das gerações posteriores daquela de seu lançamento, em 1884, só vindo a ser descoberto recentemente, através da internet.


Beaucoup de Lumière de Berthe FropoBeaucoup de Lumière de Berthe Fropo


Como a burocracia francesa exigia pelo menos uma cópia de cada obra que fosse publicado — a título de registro histórico e controle contra possíveis ativismos contra o governo — um exemplar da obra de Fropo ficou arquivado na Biblioteca Nacional da França. Com a popularização da internet, a Biblioteca deliberou digitalizar seu acervo e disponibilizá-lo livremente através de seu site: Gallica, vindo então a publicar uma fotocópia daquela obra, possibilitando assim que pesquisadores espíritas pudessem retirá-la dos escombros da História e com isso enriquecer os dados que compõem a historiografia do Espiritismo.

Os pesquisadores pioneiros a desbravar a obra de Fropo foram: Adriano Calsone, em seu livro Em Nome de Kardec; e Paulo Henrique de Figueiredo, em seu livro Revolução Espírita – a teoria esquecida de Allan Kardec. Também serviu de base para o roteiro do filme-documentário Espiritismo à Francesa – a derrocada do Movimento Espírita Francês pós-Kardec, que ajudou a disseminar um grande interesse entre os estudiosos espíritas acerca da História do Espiritismo nascente, e que motivou o trabalho de tradução para o português realizado por Ery Lopes e Rogério Miguez, cujo ebook foi publicado pelo Portal Luz Espírita em 5 de outubro de 2017.


Muita Luz (Beaucoup de Lumière) de Berthe FropoMuita Luz (Beaucoup de Lumière) de Berthe Fropo


Os elementos históricos inéditos que a obra de Berthe Fropo trouxe à tona nos ajuda a compor uma melhor compreensão acerca do contexto histórico do Movimento Espírita francês e seu declínio, assim como o enfraquecimento do Espiritismo em toda a Europa logo após a desencarnação de seu grande líder: Allan Kardec; essa compreensão se amplia com a apuração das denúncias oferecidas por Fropo, a começar pela defesa de Leymarie, ao longo dos fascículos da Revista Espírita e do livro Ficções e Insinuações: resposta à brochura Muita Luz (Beaucoup de Lumière) publicada pela Sociedade Científica do Espiritismo, também em 1884, bem como acompanhando as edições do jornal O Espiritismo.


Legado da femme forte

Aos setenta e sente anos de idade, Berthe Fropo desencarnou na Capital francesa, no dia 4 de outubro de 1898, sendo lembranda como uma femme forte espírita: mulher forte, guerreira, fiel à doutrina kardecista que professou e divulgou com fervor. O periódico Le Progrès Spirite, dirigido pelo memorável confrade Laurent de Faget, na edição de novembro daquele 1898, destaca o necrólogo de Madame Fropo:

"Fomos notificados da desencarnação de Madame Viúva Fropo, nascida Bertha-Victoire-Alexandrine THIERRY DE MAUGRAS, falecida a 9 do corrente novembro, em seu domicílio, no Boulevard des Invalides, n° 34, com a idade de setenta e sete anos.
"Lamentamos profundamente que o atraso da postagem nos tenha impedido de assistir às exéquias dessa boa e tão respeitável espírita, que fui durante longos anos uma das mais valentes, das mais firmes defensoras da nossa causa. Amiga devotada e sempre fiel do Mestre e de sua companheira, ela amava recordar a lembrança do Sr. e da Sra. Kardec, lembrança deveras cara a todos os espíritas sinceros.
"Madame Fropo foi líder de grupo e todos os domingos ela reunia em sua casa vários amigos espíritas, aos quais se juntavam alguns neófitos escolhidos. A todos ela recordava ou ensinava os princípios mais elevados do Espiritismo, apreciando sobretudo o lado filosófico e moral de nossa doutrina.
"Seu exemplo merece ser seguido, sua fé merece ser admirada.
"Sua firmeza de alma não excluia a bondade: quantos infelizes foram consolados, amparados, ajudados por ela, material e moralmente!
"Assim, cara e excelente Espírito de Madame Fropo, sentimos que já estejais desprendida de todo o entrave terrestre e que estejais reunida com aqueles que tanta estimáveis aqui embaixo. Da posição elevada que certamente vosso mérito adquiriu, nós vos pedimos que velai por vossos outros amigos da Terra, por aqueles que ainda lutam na carne para o triunfo das doutrinas que vós tanto amáveis."
Le Progrès Spirite - nov., 1898: 'Nécrologie'

Polêmcias à parte, diante da grandeza de sua dedicação em favor da causa espírita, Berthe Fropo — ainda que de certo modo tardiamente — está posta no lugar de honra entre os grandes pioneiros do Movimento Espírita e, femme forte que foi, será sempre lembrada com carinho e tomada como inspiração pelos espíritas sinceros.


Referências

  • Muita Luz (Beaucoup de Lumière), Berthe Fropo (Tradução: Ery Lopes e Rogério Miguez, 2017, Luz Espírita) - Ebook.
  • Beaucoup de lumière (original em francês), Berthe Fropo - 1884, Imprimierie Polyglotte. Fotocópia disponível na Gallica (visitado em janeiro, 2019).
  • Biografia de Berthe Fropo em Autores Espíritas Clássicos.
  • Ficções e Insinuações: resposta à brochura Muita Luz (Beaucoup de Lumière), Sociedade Científica do Espiritismo (Tradução: Ery Lopes, 2021, Luz Espírita) - Ebook.
  • Fundação da União Espírita Francesa, União Espírita Francesa, 1883, tradução de Abílio Ferreira Filho, Autores Espíritas Clássicos - Ebook.
  • Em Nome de Kardec, Adriano Calsone. 2015, Vivaluz Editora.
  • Madame Kardec, a história que o tempo quase apagou, Adriano Calsone. 2016, Vivaluz Editora.
  • Revolução Espírita: a teoria esquecida de Allan Kardec, Paulo Henrique de Figueiredo. 2016, Editora MAAT.
  • Biografia de Augustin Fropo em Wikiwand (visitado em janeiro, 2019).
  • Filme-documentário Espiritismo à Francesa: a derrocada do Movimento Espírita Francês pós-Kardec, direção de Ery Lopes, roteiro de Louis Neilmoris. 2018, Luz Espírita - Filme online.
  • O Legado de Allan Kardec, Simoni Privato Goidanich (2018, Edições USE e CCPDE-ECM).
  • Seminário "A Gênese, 150 anos - resgate histórico"; com Simoni Privato Goidanich em Espiritismo em Movimento (visitado em janeiro, 2019).


Tem alguma sugestão para correção ou melhoria deste verbete? Favor encaminhar para Atendimento.


Índice de verbetes
A Gênese
A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo
Abreu, Canuto
Adolphe Laurent de Faget
Agênere
Alexandre Aksakof
Allan Kardec
Alma
Alma gêmea
Amélie Gabrielle Boudet
Anália Franco
Anastasio García López
Andrew Jackson Davis
Anna Blackwell
Arigó, Zé
Arthur Conan Doyle
Auto de Fé de Barcelona
Auto-obsessão.
Banner of Light
Baudin, Irmãs
Bem
Berthe Fropo
Blackwell, Anna
Boudet, Amélie Gabrielle
Cairbar Schutel
Canuto Abreu
Caridade
Carma
Caroline Baudin
Célina Japhet
Cepa Espírita
Charlatanismo
Charlatão
Chevreuil, Léon
Chico Xavier
Cirne, Leopoldo
Codificador Espírita
Comunicabilidade Espiritual
Conan Doyle, Arthur
Consolador
Crookes, William
Daniel Dunglas Home
Davis, Andrew Jackson
Denis, Léon
Dentu, Editora
Dentu, Édouard
Desencarnado
Deus
Didier, Pierre-Paul
Divaldo Pereira Franco
Dogma
Dogmatismo
Doutrina Espírita
Doyle, Arthur Conan
Dufaux, Ermance
Ectoplasma
Ectoplasmia
Ecumenismo
Editora Dentu
Édouard Dentu
Emancipação da Alma
Epífise
Ermance Dufaux
Errante
Erraticidade
Errático
Escala Espírita
Escrita Direta
Espiritismo
Espiritismo à Francesa: a derrocada do movimento espírita francês pós-Kardec
Espírito da Verdade
Espírito de Verdade
Espírito Errante
Espírito Santo
Espírito Verdade
Espiritual
Espiritualismo
Espiritualismo Moderno
Evangelho
Expiação
Faget, Laurent de
Fascinação
Fora da Caridade não há salvação
Fox, Irmãs
Francisco Cândido Xavier
Franco, Anália
Franco, Divaldo Pereira
Fropo, Berthe
Galeria d'Orléans
Gama, Zilda
Glândula Pineal
Henri Sausse
Herculano Pires, José
Herege
Heresia
Hippolyte-Léon Denizard Rivail
Home, Daniel Dunglas
Humberto de Campos
Imortalidade da Alma
Inquisição
Irmão X
Irmãs Baudin
Irmãs Fox
Jackson Davis, Andrew
Japhet, Célina
Jean Meyer
Jean-Baptiste Roustaing
Joanna de Ângelis
Johann Heinrich Pestalozzi
José Arigó
José Herculano Pires
José Pedro de Freitas (Zé Arigó)
Julie Baudin
Kardec, Allan
Kardecismo
Kardecista
Karma
Lachâtre, Maurice
Lamennais
Laurent de Faget
Léon Chevreuil
Léon Denis
Leopoldo Cirne
Leymarie, Pierre-Gaëtan
Linda Gazzera
Livraria Dentu
London Dialectical Society
Madame Kardec
Mal
Maurice Lachâtre
Mediatriz
Médium
Mediunidade
Mesas Girantes
Metempsicose
Meyer, Jean
Misticismo
Místico
Moderno Espiritualismo
Necromancia
O Livro dos Espíritos
O Livro dos Médiuns
Obras Básicas do Espiritismo
Obsediado
Obsessão
Obsessor
Onipresença
Oração
Palais-Royal
Panteísmo
Paráclito
Parasitismo psíquico
Pélagie Baudin
Percepção extrassensorial
Pereira, Yvonne A.
Perispírito
Pestalozzi
Pierre-Gaëtan Leymarie
Pierre-Paul Didier
Pineal
Pires, José Herculano
Pneumatografia
Possessão
Prece
Pressentimento
Projeto Allan Kardec
Quiromancia
Religião
Revelação Espírita
Rivail, Hypolite-Léon Denizard
Roustaing, Jean-Baptiste
Santíssima Trindade
Santo Ofício
Sausse, Henri
Schutel, Cairbar
Sentido Espiritual
Sexto Sentido
Silvino Canuto Abreu
Sociedade Dialética de Londres
Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas
SPEE
Subjugação
Superstição
Terceira Revelação
Tribunal do Santo Ofício
Trindade Universal
Ubiquidade
UEF
União Espírita Francesa
Vampirismo
Verdade, Espírito
Videira Espírita
William Crookes
X, Irmão
Xavier, Chico
Xenoglossia
Yvonne do Amaral Pereira
Zé Arigó
Zilda Gama

© 2014 - Todos os Direitos Reservados à Fraternidade Luz Espírita

▲ Topo