Compartilhe esta página pelo Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook

Índice de verbetes


Fora da Caridade não há salvação



"Fora da Caridade não há salvação" é uma expressão recorrente no meio espírita, frequentemente usada como lema ou slogan do Espiritismo. É o título do capítulo XV de O Evangelho segundo o Espiritismo, onde também se acha uma comunicação espiritual assim intitulada, datada de 1860 e assinada pelo Apóstolo Paulo, que a justifica dizendo: "Nada traduz com mais exatidão o pensamento de Jesus, nada resume tão bem os deveres do homem, como essa máxima de ordem divina.".


Origem e contexto

A primeira referência de que temos conhecimento dessa expressão está na Revista Espírita, edição de janeiro de 1861, no artigo "A Bibliografia Católica contra o Espiritismo", de Allan Kardec. Nesse artigo, o codificador espírita dá nota da obra Bibliographie Catholique, edição n° 3, de setembro de 1860, editada por Georges Gandy, que então se apresenta em defesa da Igreja Católica e, por conseguinte, em franca oposição ao Espiritismo. Kardec relata que este é o primeiro "ataque sério" contra a Doutrina Espírita — até então, a imprensa e os escritores haviam se limitado "apenas" a ridicularizá-lo, sem demonstrar maiores preocupações.

Porém, observando a rápida propagação da filosofia espírita, o editor católico leva a sério a doutrina kardecista, no sentido de considerá-la uma grande ameaça à sociedade. Assim, ela apresenta suas ideias teológicas que condenam o Espiritismo — que ele acusa ser obra de Satanás — e propõe a sua derrocada. Por sua vez, Kardec vai responder, empregando a expressão de que tratamos:

"Portanto, como a caridade é o princípio fundamental da doutrina do Cristo, concluímos que toda palavra e toda ação contrárias à caridade não podem ser — como dizeis com muita propriedade — inspiradas por Satã, ainda mesmo que este se revestisse da forma de um arcanjo. É por essa razão que diz o Espiritismo: Fora da caridade não há salvação."
Allan Kardec

Portanto, a máxima "Fora da Caridade não há salvação" foi originalmente usada por Kardec como uma contraproposta doutrinária, refutando o exclusivismo autoritário da igreja, ao passo em que a Doutrina Espírita elege a Caridade como a mais sublime das virtudes morais e a síntese por excelência do Evangelho do Cristo, como é tão bem esplanado em O Evangelho segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, publicado em 1864, justamente no capítulo XV, "Fora da Caridade não há salvação", item 5. Aqui, o codificador espírita transcreve a passagem bíblica descrita como "O mandamento maior":

"Mas, os fariseus, tendo sabido que Jesus tapou a boca aos saduceus, se reuniram; e um deles, que era doutor da lei, foi lhe propor esta questão, para tentar o Cristo: 'Mestre, qual o grande mandamento da lei?' Jesus lhe respondeu: 'Ame o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito. Esse o maior e o primeiro mandamento. E aqui está o segundo, que é semelhante ao primeiro: Ame o teu próximo, como a ti mesmo. Toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos'."
Mateus, 22: 34-40

Em seguida, Kardec, desenvolve seu comentário a respeito da atribuída a Jesus, resumindo toda a doutrina do Cristo na referida máxima:

"Caridade e humildade, tal é a única estrada da salvação. Egoísmo e orgulho, tal a da perdição. Este princípio se acha formulado nos seguintes precisos termos: 'Ame a Deus de toda a tua alma e a teu próximo como a ti mesmo; toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos'. E, para que não haja equívoco sobre a interpretação do amor de Deus e do próximo, acrescenta: 'E aqui está o segundo mandamento que é semelhante ao primeiro', isto é, que não se pode verdadeiramente amar a Deus sem amar o próximo, nem amar o próximo sem amar a Deus. Logo, tudo o que se faça contra o próximo o mesmo é que fazê-lo contra Deus. Não podendo amar a Deus sem praticar a caridade para com o próximo, todos os deveres do homem se resumem nesta máxima: 'Fora da Caridade não há Salvação'."
Allan Kardec

Dando continuidade àquela análise, no item 8 do mesmo capítulo, encontramos mais uma vez a explicação do significado da expressão em questão, o que nos dá a entender da sua importância. "Fora da Caridade não há salvação" é um retruque de Kardec à sentença dos católicos: "Fora da Igreja não há salvação". De fato, a doutrina católica romana prega a necessidade dos sacramentos ministrados pela sua igreja para a salvação da alma, diante do Juízo Final. Em consequência disso, a prática espírita era considerada uma não observância aos princípios daquela religião e, portanto, heresia, passiva da condenação eterna.

Finalmente, no item 10 daquele capítulo XV de O Evangelho segundo o Espiritismo, encontramos uma mensagem espiritual assinada pelo apóstolo Paulo, datada de 1860, cujo título é homônimo à mesma máxima deste verbete.

"Meus filhos, na máxima: Fora da caridade não há salvação, estão determinados os destinos dos homens, na Terra e no céu; na Terra, porque à sombra dessa bandeira eles viverão em paz; no céu, porque os que a houverem praticado acharão graças diante do Senhor. Essa divisa é o facho celeste, a luminosa coluna que guia o homem no deserto da vida, encaminhando-o para a Terra Prometida. Ela brilha no céu, como auréola santa na cabeça dos eleitos, e, na Terra, se acha gravada no coração daqueles a quem Jesus dirá: Passem à direita, benditos de meu Pai. Reconhecerão a eles pelo perfume de caridade que espalham em torno de si. Nada traduz com mais exatidão o pensamento de Jesus, nada resume tão bem os deveres do homem, como essa máxima de ordem divina. O Espiritismo não poderia provar melhor a sua origem, do que apresentando esse ditado como regra, por isso que é um reflexo do mais puro Cristianismo. Levando-a por guia, nunca o homem se transviará. Assim, meus amigos, dediquem-se a estudar o sentido profundo e as consequências dessa máxima, a descobrir por si mesmos, todas as aplicações. Submetam todas as suas ações ao uso da caridade e a consciência os responderá. Ela não só evitará que pratiquem o mal, como também fará que pratiquem o bem, pois uma virtude negativa não basta: é necessária uma virtude ativa. Para fazer-se o bem, sempre se torna preciso a ação da vontade; para se não praticar o mal, basta as mais das vezes a inatividade e a despreocupação.
Meus amigos, agradeçam a Deus por ter permitido que pudessem gozar a luz do Espiritismo. Não é que somente os que a possuem tenham de ser salvos; é que, ajudando-lhes a compreender os ensinos do Cristo, ela faz de vocês melhores cristãos. Portanto, esforcem-se para que os irmãos, observando-os, sejam induzidos a reconhecer que verdadeiro espírita e verdadeiro cristão são uma só e a mesma coisa, dado que todos quantos praticam a caridade são discípulos de Jesus, independentemente da seita a que pertençam."
Paulo, f o apóstolo

Essa contraproposta espírita também é bem argumentada numa ocasião em que Kardec trava um debate com um padre, que, a certa altura, levantou a seguinte questão: "Segundo os Espíritos, quem não crê neles nem nas suas manifestações, deve ser menos favorecido na vida futura?", ao que Kardec redarguiu:

"Se esta crença fosse indispensável à salvação dos homens, que seria daqueles que, desde o começo do mundo, não tiveram possibilidade de possuí-la, bem como daqueles que, durante ainda muito tempo, morrerão sem tê-la? Poderá Deus fechar as portas do futuro para eles? Não; os Espíritos que nos instruem não são assim tão pouco lógicos; eles nos dizem: Deus é soberanamente justo e bom, não faz a sorte futura do homem subordinar-se a condições alheias à vontade deste; eles não nos pregam que fora do Espiritismo não possa haver salvação, mas sim, como o Cristo: Fora da caridade não há salvação."
Allan Kardec, O Que é o Espiritismo - Cap. I: "Terceiro diálogo: O Padre"

"Fora da caridade não há salvação" também é o título de um manuscrito assinado por Kardec, encontrado após a sua desencarnação, pelo qual o codificador faz uma avaliação de sua obra:

"Estes princípios, para mim, não existem apenas em teoria, pois que os ponho em prática; faço tanto bem quanto o permite minha posição; presto serviços quando posso; os pobres nunca foram repelidos de minha porta ou tratados com dureza; foram recebidos sempre, a qualquer hora, com a mesma benevolência; jamais me queixei dos passos que hei dado para fazer um benefício; pais de família têm saído da prisão graças aos meus esforços.
Certamente não me cabe inventariar o bem que já pude fazer; mas, do momento em que parecem esquecer tudo, é-me lícito, creio, trazer à lembrança que a minha consciência me diz que nunca fiz mal a ninguém, que hei praticado todo o bem que esteve ao meu alcance, e isto, repito-o, sem me preocupar com a opinião de quem quer que seja.
A esse respeito trago tranquila a consciência; e a ingratidão com que me hajam pago em mais de uma ocasião não constituirá motivo para que eu deixe de praticar o bem.
Eis como entendo a caridade cristã. Compreendo uma religião que nos prescreve que retribuamos o mal com o bem e, com mais forte razão, que retribuamos o bem com o bem. Nunca, entretanto, compreenderia a que nos prescrevesse que paguemos o mal com o mal."
Allan Kardec

Caridade e Salvação

Segundo a teologia tradicional cristã vigente, depois de sua jornada terrena — única, inclusive —, a alma é submetida ao julgamento final que decidirá sua sorte eterna após a morte. Uma das alternativas é a da "salvação", quer dizer, o ingresso ao Paraíso, em convívio com de Deus, com os anjos e os santos. Interessante anotar que o critério da salvação — aquilo que define quem e como se obter a salvação — sempre foi causa de muitas controvérsias entre as religiões (o estudo sobre a salvação é chamada de Soteriologia). Porém, para o clero católico não há dúvida de que a salvação da alma passa necessariamente pelos seus altares, donde a campanha "Fora da Igreja não há salvação".

Já para a Doutrina Espírita, as ideias de salvação, juízo final, paraíso, inferno, satanás etc., empregadas na Bíblia, são figuras de linguagem. As almas (Espíritos) passam por uma série de encarnações a fim de progredir e alcançar o último grau de perfeição (intelectual e moral) a que lhe cabe — coisa inalcançável em uma única experiência terrena. Ao invés de um julgamento definitivo, a alma se submete constantemente à lei de causa e efeito, colhendo os frutos de suas boas obras e sofrendo as consequências de suas más imperfeições. Nessa concepção, salvação se aproxima da ideia de aperfeiçoamento espiritual — que implica em uma melhor condição de felicidade.

Diante desse contexto, Allan Kardec então converte a máxima católica substituindo o item Igreja por Caridade. Ou seja, para o pioneiro espírita, a virtude da caridade é o critério elementar para o melhor aperfeiçoamento espiritual. Para os católicos, a melhor sorte se encontra na observância da doutrina da igreja; para o Espiritismo, está na prática da caridade.

No entanto, convém ponderarmos sobre a definição espírita para o termo caridade. Muito frequentemente esta palavra é empregada como sinônimo de benefício material, esmola, donativo e qualquer disposição favorável a alguém em situação de inferioridade (física, social, moral etc.), como um ato de piedade circunstancial. A seu turno, a codificação espírita conceitua caridade como o exercício do verdadeiro amor (puro, incondicional, sem interesse de qualquer recompensa) e ao mesmo tempo um dever de cada indivíduo para com os demais, em todas as circunstâncias. Assim, enquanto o amor é um sentimento, a caridade é uma ação (de amor).

Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus?
"Benevolência para com todos, compaixão para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas."
O Livro dos Espíritos, Allan Kardec - Questão 886

Ver Caridade.


Slogan ou lema espírita?

"Fora da Caridade não há salvação" tem sido habitualmente usado pelo Movimento Espírita como lema ou slogan espírita — uma espécie de breve definição de conduta doutrinária. Contudo, há que se destacar que Kardec não teve a intenção de empregá-la como tal, mas trata-se de uma menção livre, sem o caráter oficial.

E, numa análise mais ortodoxa, poderíamos dizer que sua adoção como lema ou slogan seria reducionista, pois que, ao lado do desenvolvimento da caridade, o aperfeiçoamento espiritual nos convida ao desenvolvimento das capacidades intelectivas. Sabedoria e caridade são, portanto, os dois suportes para a evolução individual e, assim, poderiam muito bem constar num eventual lema ou slogan para o Espiritismo.

Os Espíritos colaboradores da codificação acentuam que o aperfeiçoamento individual se dá por duas vias: progresso intelectual e progresso moral, que nem sempre caminham no mesmo passo, mas que acabam por se completar. Dizem que o intelecto precede a moral, e que este decorre daquele. E ainda:

"O objetivo é o progresso completo. Porém, os povos, assim como os indivíduos, só alcançam o progresso passo a passo. Enquanto o senso moral não estiver totalmente desenvolvido, pode mesmo acontecer que se sirvam da inteligência para a prática do mal. O moral e a inteligência são duas forças que só se equilibram com o tempo."
O Livro dos Espíritos, Allan Kardec - Questão 780-b

Na obra O Consolador, Emmanuel também ressalta a necessidade de se cultivar essas duas grandezas, embora defenda a superioridade de um deles:

A alma humana poderseá elevar para Deus, tão somente com o progresso moral, sem os valores intelectivos?
"O sentimento [de amor] e a sabedoria são as duas asas com que a alma se elevará para a perfeição infinita. No círculo acanhado do orbe terrestre, ambos são classificados como adiantamento moral e adiantamento intelectual, mas, como estamos examinando os valores propriamente do mundo, em particular, devemos reconhecer que ambos são imprescindíveis ao progresso, sendo justo, porém, considerar a superioridade do primeiro sobre o segundo, porquanto a parte intelectual sem a moral pode oferecer numerosas perspectivas de queda, na repetição das experiências, enquanto que o avanço moral jamais será excessivo, representando o núcleo mais importante das energias evolutivas."
O Consolador, (Emmanuel) Chico Xavier - Questão 204

Notemos que, o autor espiritual metaforiza a caridade e a sabedoria como as asas imprescindíveis para o voo rumo à perfeição. Logo, no rigor da interpretação, para um "voo" harmonioso (equilíbrio espiritual), ambas as "asas" (sabedoria e caridade) devem se equipar, pois enquanto qualquer uma delas encontrar-se disforme, a alma em aperfeiçoamento cambaleará em sua jornada.

Desta maneira, sem a pretensão de estabelecer uma marca qualquer, poderíamos editar a máxima "Fora da caridade não há salvação" para "Sem sabedoria e caridade não há evolução espiritual".


Referências

  • Revista Espírita, Novembro de 1869.
  • O Evangelho segundo o Espiritismo, Allan Kardec.
  • O Que é o Espiritismo, Allan Kardec.
  • O Livro dos Espíritos, Allan Kardec.
  • O Consolador, (Emmanuel) Francisco Cândido Xavier.


Tem alguma sugestão para correção ou melhoria deste verbete? Favor encaminhar para Atendimento.


Índice de verbetes
A Gênese
A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo
Abreu, Canuto
Adolphe Laurent de Faget
Agênere
Alexandre Aksakof
Allan Kardec
Alma
Alma gêmea
Amélie Gabrielle Boudet
Anália Franco
Anastasio García López
Andrew Jackson Davis
Anna Blackwell
Arigó, Zé
Arthur Conan Doyle
Auto de Fé de Barcelona
Auto-obsessão.
Banner of Light
Baudin, Irmãs
Bem
Berthe Fropo
Blackwell, Anna
Boudet, Amélie Gabrielle
Cairbar Schutel
Canuto Abreu
Caridade
Carma
Caroline Baudin
Célina Japhet
Cepa Espírita
Charlatanismo
Charlatão
Chevreuil, Léon
Chico Xavier
Cirne, Leopoldo
Codificador Espírita
Comunicabilidade Espiritual
Conan Doyle, Arthur
Consolador
Crookes, William
Daniel Dunglas Home
Davis, Andrew Jackson
Denis, Léon
Dentu, Editora
Dentu, Édouard
Desencarnado
Deus
Didier, Pierre-Paul
Divaldo Pereira Franco
Dogma
Dogmatismo
Doutrina Espírita
Doyle, Arthur Conan
Dufaux, Ermance
Ectoplasma
Ectoplasmia
Ecumenismo
Editora Dentu
Édouard Dentu
Emancipação da Alma
Epífise
Ermance Dufaux
Errante
Erraticidade
Errático
Escala Espírita
Escrita Direta
Espiritismo
Espiritismo à Francesa: a derrocada do movimento espírita francês pós-Kardec
Espírito da Verdade
Espírito de Verdade
Espírito Errante
Espírito Santo
Espírito Verdade
Espiritual
Espiritualismo
Espiritualismo Moderno
Evangelho
Expiação
Faget, Laurent de
Fascinação
Fora da Caridade não há salvação
Fox, Irmãs
Francisco Cândido Xavier
Franco, Anália
Franco, Divaldo Pereira
Fropo, Berthe
Galeria d'Orléans
Gama, Zilda
Glândula Pineal
Henri Sausse
Herculano Pires, José
Herege
Heresia
Hippolyte-Léon Denizard Rivail
Home, Daniel Dunglas
Humberto de Campos
Imortalidade da Alma
Inquisição
Irmão X
Irmãs Baudin
Irmãs Fox
Jackson Davis, Andrew
Japhet, Célina
Jean Meyer
Jean-Baptiste Roustaing
Joanna de Ângelis
Johann Heinrich Pestalozzi
José Arigó
José Herculano Pires
José Pedro de Freitas (Zé Arigó)
Julie Baudin
Kardec, Allan
Kardecismo
Kardecista
Karma
Lachâtre, Maurice
Lamennais
Laurent de Faget
Léon Chevreuil
Léon Denis
Leopoldo Cirne
Leymarie, Pierre-Gaëtan
Linda Gazzera
Livraria Dentu
London Dialectical Society
Madame Kardec
Mal
Maurice Lachâtre
Mediatriz
Médium
Mediunidade
Mesas Girantes
Metempsicose
Meyer, Jean
Misticismo
Místico
Moderno Espiritualismo
Necromancia
O Livro dos Espíritos
O Livro dos Médiuns
Obras Básicas do Espiritismo
Obsediado
Obsessão
Obsessor
Onipresença
Oração
Palais-Royal
Panteísmo
Paráclito
Parasitismo psíquico
Pélagie Baudin
Percepção extrassensorial
Pereira, Yvonne A.
Perispírito
Pestalozzi
Pierre-Gaëtan Leymarie
Pierre-Paul Didier
Pineal
Pires, José Herculano
Pneumatografia
Possessão
Prece
Pressentimento
Projeto Allan Kardec
Quiromancia
Religião
Revelação Espírita
Rivail, Hypolite-Léon Denizard
Roustaing, Jean-Baptiste
Santíssima Trindade
Santo Ofício
Sausse, Henri
Schutel, Cairbar
Sentido Espiritual
Sexto Sentido
Silvino Canuto Abreu
Sociedade Dialética de Londres
Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas
SPEE
Subjugação
Superstição
Terceira Revelação
Tribunal do Santo Ofício
Trindade Universal
Ubiquidade
UEF
União Espírita Francesa
Vampirismo
Verdade, Espírito
Videira Espírita
William Crookes
X, Irmão
Xavier, Chico
Xenoglossia
Yvonne do Amaral Pereira
Zé Arigó
Zilda Gama

© 2014 - Todos os Direitos Reservados à Fraternidade Luz Espírita

▲ Topo