Terça-feira, 5 de novembro de 2019 — Edição N° 171 — Editado pela equipe da Fraternidade Luz Espírita
Portal Luz Espírita

Live da PEADE

Reflexões sobre o curso IPC


Nesta terça-feira, 5 de novembro, às 20h, a equipe da PEADE estará promovendo uma live através do YouTube para conversar um pouco sobre o curso IPC - Iniciação à Psicologia Crística, disponível nessa plataforma.

Não está familiarizado com a PEADE? Pois saiba que se trata da Plataforma de Estudos Avançados da Doutrina Espírita, um ambiente moderno e prático para estudo, pesquisa e interação fraterna em torno de assuntos de interesse do Espiritismo. O curso IPC, por exemplo, é um dos cursos oferecidos por essa plataforma, que é mantida pela parceria entre Luz Espírita e o Grupo Marcos. Não custa nada frisar também que todo o serviço é absolutamente gratuito.

Clique aqui e saiba mais sobre a PEADE.

Se você já ingressou no curso IPC e tem uma dúvida ou quer contar suas experiências acerca dos assuntos abordados nele, aproveite esse encontro com os organizadores desse estudo. Mas se você ainda não está inscrito no curso, não perca tempo e ingresse em mais essa oportunidade de conhecer melhor os aspectos psicológicos da missão do Cristo sob uma abordagem espírita.

Para assistir à live basta acessar o seguinte link:

www.youtube.com/c/PortalLuzEspirita/live

Mas, para garantir que não vai perder a hora, recomendamos inscrever-se no canal Luz Espírita no YouTube e acionar o sininho de notificação para ser avisado assim que a transmissão se iniciar.

Portal Luz Espírita

Atividade consciente fora do corpo

Estudo científico americano


Matéria publicada no website da revista Época Negócios (acesse aqui) trata de uma proposição científica, oferecida pela Escola de Medicina Langone de Nova York, sobre a atividade da consciência após a morte. Sob o título "Quando você morre, sua mente continua funcionando, e você sabe que morreu", a reportagem relata que tal estudo afirma que "a pessoa continua consciente mesmo depois que o corpo não mostra mais nenhum sinal de vida". A reportagem nacional baseia-se num artigo do The Independent, intitulado "When you die you know you are dead: Major study shows mind still works after the body shows no signs of life"...

Saiba mais clicando aqui >>>

Portal Luz Espírita

Revista Espírita - coleção 1868, de Allan Kardec

Lançamento da Sala de Leitura


Estamos trazendo mais uma novidade na nossa Sala de Leitura: é o volume da coleção anual de 1868 da Revista Espírita de Allan Kardec:

Luz Espírita

Coleção do décimo primeiro ano da Revue Spirite - Jornal de estudos psicológicos lançado por Allan Kardec e a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, veículo extremamente importante para a divulgação e desenvolvimento do Espiritismo em sua época e para a atualidade, relevante fonte de pesquisa técnica e histórica acerca da Doutrina Espírita.

É o penúltimo ano do período sob a direção do codificador espírita, trazendo nesse volume uma relação de artigos da maior importância para a compreensão da Doutrina Espírita e do desenvolvimento do movimento espírita.

Clique aqui e baixe agora mesmo a Revista Espírita coleção 1868.

Portal Luz Espírita

Twitter Luz Espírita

Siga-nos e ajude a divulgar o Espiritismo

Mantenha-se atualizado sobre as atividades do nosso Portal e do Movimento Espírita em geral e ainda ajude na divulgação do Espiritismo seguindo-nos pelo Twitter Luz Espírita.

Ao nos retwittar, acrescente a hashtag #LuzEspirita

Endereço de Casas Espíritas

Encontro e indique casas espíritas.

Acesse a página >>>

Portal Luz Espírita

"Educação para a Paz "

Videopalestra com Nazareno Feitosa


Como semear uma cultura de paz? Esta é a proposta oferecida na palestra de Nazareno Feitosa "Educação para a Paz: ações concretas", cujo vídeo compartilhamos aqui para a apreciação de todos.

O palestrante é cearense, radicado na capital federal, divulgador da Doutrina Espírita com destacada atuação em todo o Brasil.

Confira as análises de Nazareno Feitosa sobre a paz e as ações concretas para promover essa cultura de não violência, valendo-se dos valores doutrinários do Espiritismo e do exemplo de pacifistas.



Saiba mais >>>

Mensagem Espírita

Luz Espírita

O Espírito e o Tempo
José Herculano Pires
3ª Parte, cap. II, item 4: "Sementes de fogo"

Sementes de fogo

Podemos dizer, diante da validade dos princípios espirituais, afirmados e reafirmados através do tempo, como dizia Descartes: “temos em nós sementes de ciências, como o sílex tem sementes de fogo”. Kardec citou, na Introdução de O Evangelho segundo o Espiritismo, Sócrates e Platão como precursores da Doutrina. Essa citação não nos impede, pelo contrário nos estimula, a verificar a existência de outros precursores no campo da ciência e da filosofia, antigas e modernas. Entre eles, não há dúvida que devemos colocar René Descartes, na própria França em que surgiria mais tarde o Consolador. Na noite de 10 para 11 de novembro de 1619, Descartes, então jovem soldado acampado em Ulm; na Alemanha, sentiu­se tomado por intensas agitações. Seu amigo, biógrafo e correspondente, o Abade Baillet, diria mais tarde que ele: “entregou­se a uma espécie de entusiasmo, dispondo de tal maneira do seu espírito já cansado, que o pôs em estado de receber as impressões dos sonhos e das visões”.
De fato, Descartes, que se preocupava demasiado com a incerteza dos conhecimentos humanos, transmitidos tradicionalmente, deitou­se para dormir e teve nada menos de três sonhos, que considerou bastante significativos. O mais curioso é que esses sonhos já lhe haviam sido preditos pelo Demônio, que à maneira do que se verificava com Sócrates, o advertia de coisas por acontecer. A importância desses sonhos, como sempre acontece quando se trata de ocorrências paranormais, não foi até hoje apreciada pelos historiadores e pelos intérpretes do filósofo. Mas Descartes declarou que eles lhe haviam revelado “os fundamentos da ciência admirável”, uma espécie de conhecimento universal, válido para todos os homens e em todos os tempos. Essa ciência não seria elaborada apenas por ele, pois tratava­se de “uma obra imensa, que não poderia ser feita por um só”. Comentando o episódio, acentua Gilbert Mury: “Esse homem voluntarioso e frio tem qualquer coisa de um profeta. Anuncia a Boa Nova. Escolheu a rota da sabedoria, e nela permanecerá”.
Descartes sentiu­se de tal maneira empolgado pelos sonhos que acreditou haver sido inspirado pelo Espírito da Verdade. O Abade Baillet registra esse fato em sua biografia do filósofo. Foi tal a clareza da intuição recebida, em forma onírica, que Descartes se considerou capaz de pulverizar a velha e falsa ciência escolástica, que lhe haviam impingido desde criança. Pediu a Deus que o amparasse, que lhe desse forças para realizar a tarefa que lhe cabia, na grande obra a ser desenvolvida. Rogou a Deus que o confirmasse no propósito de elaborar um método seguro para a boa direção do espírito humano. E desse episódio originou­se toda a sua obra, que abriu os caminhos da ciência moderna. Não tinha Descartes, nessa ocasião, mais do que 23 anos. Julgou­se, por isso mesmo, demasiado jovem para tão grande e perigosa empreitada. Não obstante, como um verdadeiro vidente, empenhou, dali por diante, todos os seus esforços, no sentido de adquirir conhecimentos e condições para o trabalho entrevisto. E dezoito anos depois lançou o Discurso do Método, que rasgaria os novos caminhos da ciência.
Cauteloso, diante dos perigos que ameaçavam os pensadores livres da época, Descartes não deixou, entretanto, de cumprir o seu trabalho, que Espinosa prosseguiria mais tarde, e que mais tarde ainda se completaria com a dedicação de Kardec. A epopeia do cogito, realizada no silêncio da meditação, é uma indicação de rumos à nova ciência. Descartes mergulhou em si mesmo, negando toda a realidade material, inclusive a do próprio corpo, na procura de alguma realidade positiva, que se afirmasse por si mesma, de maneira indubitável. Foi então que descobriu a realidade inegável cio espírito, proclamando, no limiar da nova era: “Cógito, ergo sum”, ou seja: “Penso, logo existo”.
E no mesmo instante em que reconheceu essa verdade, julgou­se isolado do universo, perdido em si mesmo. Só podia afirmar a sua própria existência. Nada mais sabia, nem podia saber. A maneira por que Descartes retoma contato com a realidade exterior é outra indicação de rumos. Descobre no fundo do cogito, no seu próprio pensamento, a realidade suprema de Deus. Essa descoberta lhe devolve o Universo perdido. O filósofo da negação se converte no cientista da afirmação. Deus existe e o Universo é real. Espinosa escreverá a Ética, mais tarde, sua obra máxima, a partir de uma premissa fixada por Descartes: a existência de Deus.
É fácil compreendermos que a ciência admirável tinha um fundamento sólido, poderoso e amplo, que a ciência materialista rejeitou posteriormente. Mas, depois disso, quando a ciência admirável conseguiu, apesar da repulsa dos homens, novamente firmar­se em França, o fez de braços abertos para todos os fragmentos em que se partira a ciência da matéria. Este é um tema que os estudiosos do Espiritismo precisam desenvolver. Num curso de introdução doutrinária, é bom que o coloquemos, a título de orientação para os estudantes e de sugestão para as suas futuras investigações. A chamada revolução cartesiana foi precursora da revolução espírita. A ciência admirável de Descartes é a mesma ciência espiritual de Kardec, ainda em desenvolvimento, por muito tempo, em nosso planeta.

J. Herculano Pires


Eventos espíritas

Confira a relação completa de eventos cadastrados em nosso sistema na página Eventos Espíritas.
Para cadastrar um novo evento, clique aqui.


5 de novembro, 2019 - às 19h
Palestra com Eduardo Henrique sobre o tema "Autoperdão"..
Local: Casa de Frei Fabiano
Rua Rio Grande do Sul, 08 - Méier
Rio de Janeiro, RJ
Ver mapa


7 de novembro, 2019 - às 19h45
Palestra com Ana Carolina Magalhães sobre o tema “O Livro dos Espíritos: formação dos seres vivos. Povoamento da Terra. Adão”..
Local: Casa de Frei Fabiano
Rua Rio Grande do Sul, 08 - Méier
Rio de Janeiro, RJ
Ver mapa


7 de novembro, 2019 - às 19h30
Palestra com Vera Lucia, sobre o tema “O Evangelho e as Constelações Familiares”. Harmonização musical com Pedro Gonçalves..
Local: Centro Espírita A Caminho da Luz
Rua Bento Quirino, 100 - Vila Talarico
São Paulo, SP
Ver mapa


8 de novembro, 2019 - às 19h30
Evangelho musical com o Coral Harmonia e Luz..
Local: Centro Espírita A Caminho da Luz
Rua Bento Quirino, 100 - Vila Talarico
São Paulo, SP
Ver mapa


9 de novembro, 2019 - das 17h às 18h30
Palestra espírita pública com a jornalista Mônica Prioll sobre o tema "Mulheres pioneiras do Espiritismo"..
Local: Museu e Biblioteca Espírita de São Paulo - seccional da FEB
R. Guaricanga, 357 - Lapa
São Paulo, SP
Ver mapa


9 de novembro, 2019 - das 9h às 12h30
Palestra com José Medrado sobre o tema “O homem de bem e seu desafios”..
Local: Sociedade Espírita O Semeador
Rua Pedro Américo, 43 - Jardim Baiano
Salvador, BA
Ver mapa


9 de novembro, 2019 - às 19h30
Palestra com Silvio Lemos, sobre o tema “A família na visão espírita”. Harmonização musical com o Coral ACL.
Local: Centro Espírita A Caminho da Luz
Rua Bento Quirino, 100 - Vila Talarico
São Paulo, SP
Ver mapa


10 de novembro, 2019 - às 16h
Palestra pública com Divaldo Pereira Franco, promovida pela FEB - Federação Espírita Brasileira. Entrada franca mediante inscrição, vagas limitadas..
Informações: tel. (61) 2101-6161
Local: Teatro Pedro Calmon - Quartel General do Exército
Avenida Do Exército, S/N - Setor Militar Urbano - SMU
Brasília, DF
Ver mapa

Portal Luz Espírita

10 de novembro, 2019 - às 16h
Seminário sobre o tema “Sexo e Sexualidade” com os expositores: Breno Araujo e Maria Lucia Gembarowski..
Local: Casa de Frei Fabiano
Rua Rio Grande do Sul, 08 - Méier
Rio de Janeiro, RJ
Ver mapa


10 de novembro, 2019 - às 10h
Palestra pública com Paulo Henrique Figueiredo com o tema “Autonomia – a história jamais contada do espiritismo”..
Local: Grupo Noel
Rua Domingos de Morais, 1895 - Vila Mariana
São Paulo, SP
Ver mapa


10 de novembro, 2019 - às 19h30
Palestra musical com Paula Zamp..
Local: Centro Espírita A Caminho da Luz
Rua Bento Quirino, 100 - Vila Talarico
São Paulo, SP
Ver mapa


11 de novembro, 2019 - às 20h
Palestra pública "O Ser Espiritual" com João Antonio da Cruz (Catanduva-SP)..
Informações: (11) 94794-8577
Local: Centro Espírita Casa de Emmanuel
R. Pedro Soares Penteado, 574 - Santa Cruz
Itatiba, SP
Ver mapa

Portal Luz Espírita

12 de novembro, 2019 - às 19h
Palestra com Paulo Camargo sobre o tema “Perseverança”..
Local: Casa de Frei Fabiano
Rua Rio Grande do Sul, 08 - Méier
Rio de Janeiro, RJ
Ver mapa


14 de novembro, 2019 - às 19h45
Palestra com Alexandre Bulhões do Carmo sobre o tema “ESE, cap. X, itens 14 e 15 – Instruções do Espíritos: perdão das ofensas”..
Local: Casa de Frei Fabiano
Rua Rio Grande do Sul, 08 - Méier
Rio de Janeiro, RJ
Ver mapa


17 de novembro, 2019 - às 15h30
Palestra pública "As bem-aventuranças" com João Geraldo Vieira (Campinas-SP)..
Informações: (11) 94794-8577
Local: Centro Espírita Casa de Emmanuel
R. Pedro Soares Penteado, 574 - Santa Cruz
Itatiba, SP
Ver mapa

Portal Luz Espírita

18 de novembro, 2019 - às 20h
Exibição do filme "Paulo de Tarso - e a história do cristianismo primitivo". Entrada franca..
Informações: (11) 94794-8577
Local: Centro Espírita Casa de Emmanuel
R. Pedro Soares Penteado, 574 - Santa Cruz
Itatiba, SP
Ver mapa

Portal Luz Espírita

19 de novembro, 2019 - às 19h
Palestra com Marilda Azevedo, sobre o tema “Fazer o bem faz bem”..
Local: Casa de Frei Fabiano
Rua Rio Grande do Sul, 08 - Méier
Rio de Janeiro, RJ
Ver mapa


21 de novembro, 2019 - às 19h45
Palestra com Denise Duarte, sobre o tema "LE, perguntas 52 a 54 – Diversidade das raças humanas”..
Local: Casa de Frei Fabiano
Rua Rio Grande do Sul, 08 - Méier
Rio de Janeiro, RJ
Ver mapa


14 de dezembro, 2019 - das 16h às 18h30
Seminário espírita público com Saulo César Ribeiro sobre o tema "A obra de Chico Xavier complementa a de Allan Kardec"..
Local: Museu e Biblioteca Espírita de São Paulo - seccional da FEB
R. Guaricanga, 357 - Lapa
São Paulo, SP
Ver mapa


 

Ver a lista completa na página Eventos Espíritas

Para cadastrar um evento espírita gratuitamente clique aqui.




Todos os direitos reservados à Fraternidade Luz Espírita — www.luzespirita.org.br



▲ Topo