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Índice de verbetes


Espiritismo à Francesa: a derrocada do movimento espírita francês pós-Kardec



Espiritismo à Francesa: a derrocada do movimento espírita francês pós-Kardec é um filme documentário produzido pela Luz Espírita e lançado em 21 de janeiro de 2018, cuja ideia central é examinar os desdobramentos do movimento espírita logo em seguida à desencarnação de codificador do Espiritismo, especialmente analisando as ações doutrinárias na França, o país de origem da Doutrina Espírita, com reflexos para o restante da Europa e demais regiões mundo a fora, partindo do pressuposto que aquele movimento — tão bem articulado e sempre crescente enquanto liderado por Allan Kardec — entrou em colapso e praticamente desapareceu do seu berço original para depois ressurgir no cone Sul das Américas, notadamente no Brasil. O roteiro é assinado por Louis Neilmoris e a direção é de Ery Lopes, com coprodução dos canais ArtEspírita e Autores Espíritas Clássicos, produzido com recursos próprios e voluntariado de todos os participantes, sendo publicado e mantido com acesso gratuito pela internet. Dois anos depois do seu lançamento, uma versão dublada em inglês foi publicada pela Luz Espírita sob o título The Downfall of the Original French Spiritist Moviment post-Kardec.


Cartaz do filme Espiritismo à Francesa: a derrocada do movimento espírita francês pós-Kardec



Ficha Técnica

Dados técnicos do filme documentário:

Título: Espiritismo à Francesa: a derrocada do Movimento Espírita Francês pós-Kardec
Lançamento: 21 de janeiro, 2018
Duração: 115 minutos
País: Brasil
Produção: Luz Espírita
Coprodução: ArtEspírita / Autores Espíritas Clássicos
Roteiro: Louis Neilmoris
Direção e apresentação: Ery Lopes
Narração: Dora Carvalho
Comentários: Adriano Calsone / Antonio Cesar Perri de Carvalho / Carlos Campetti / Jorge Hessen / Oceano Vieira de Melo / Paulo Henrique de Figueiredo
Vozes (citações): Helmut Heidrich Filho / Mauro Mário de Souza


Sinopse

O documentário põe em pauta uma das questões mais curiosas — e um tanto controversa — acerca dos desdobramentos da continuação da obra de Allan Kardec, logo após a sua desencarnação (31 de março, 1869), cujo resultado foi, já no começo do século XX, o enfraquecimento e, por fim, desaparecimento quase que absoluto do Espiritismo, tanto na França (seu berço) quanto no restante da Europa e, por conseguinte, em outras regiões do mundo — com exceção do Brasil, onde, aliás, a Doutrina Espírita floresceu vertiginosamente. O filme apresenta as três teses mais ventiladas, comentadas por seus respectivos apreciadores, que propõem elucidar as causas e consequências dos eventos históricos inerentes ao tema, servindo assim de valioso subsídio para uma reflexão sobre o papel dos espíritas para o desenvolvimento do Movimento Espírita, em face de sua missão de regeneração da humanidade.


Causas da derrocada do movimento espírita original

Em linhas gerais, o documentário apresenta uma série de circunstâncias que são comumente apontadas pela historiografia espírita como as razões mais óbvias da desarticulação do Espiritismo original, tais como:

  • Conflitos bélicos: logo após a morte de Allan Kardec (1869), a França entrou em um conflito bélico com os germânicos, a Guerra Franco-Prussiana (1871), da qual saiu arrasada moral e economicamente. Além dos prejuízos financeiros para a nação, da dor das famílias órfãs da guerra, as instituições públicas ficaram abaladas, de que também não escapou os centros espíritas. A própria Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas fundada por Kardec sentiu os abalos da desordem geral causada por aquele conflito, que foi seguido pelas duas calamidades do século XX: a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), das quais igualmente o povo francês sofreu substancialmente;
  • Perseguição política: não bastassem as dificuldades naturais de interação entre as instituições durante as guerras, centros espíritas foram estrategicamente perseguidos e seus materiais confiscados em ações políticas, supostamente a pretexto de os espíritas comporem uma espécie de sociedade secreta de resistência ao poder. Foi o exemplo da Maison des Esprits (Casa dos Espíritas), de Paris, que era conhecido como "quartel-general dos espíritas kardecistas", invadida e saqueada pelos nazistas durante a ocupação alemã na França (1940);
  • Cismas doutrinários: os continuadores da obra kardequiana não conseguiram evitar as contendas internas do movimento espírita, dentre as quais se destacam as inserções de ideias roustainguistas (baseadas na literatura de Jean-Baptiste Roustaing) e teosóficas de Helena Blavatsky;
  • Ataques externos: um tanto desarticulados, os espíritas não fizeram frente aos inúmeros ataques vindos de fora, cuja tática elementar era associar Espiritismo com seitas místicas e exploração da credulidade pública mediante os constantes flagrantes de fraudes, charlatanismo e outros tipos de exploração da mediunidade. Especialmente as igrejas combateram a Doutrina Espírita, difamando-a de uma ação demoníaca. Some-se a isso as intervenções de Espíritos inferiores interessados em embaraçar o progresso espiritual da Terra;
  • Cinismo científico: as academias simplesmente ignoraram as evidências das manifestações espirituais; sem o respaldo da ciência, o contexto de um movimento racional cedeu lugar — segundo o senso comum — a um movimento puramente esotérico. Os próprios termos "espiritismo" e "espírita" ganharam uma denotação de toda prática mística, sobrenatural, e completamente desconectada com a codificação kardequiana que, aliás, caiu no esquecimento popular na Europa.

Além desses elementos, mais ou menos conhecidos e aceitos pelos estudiosos espíritas de então, o documentário Espiritismo à Francesa apresentou dados até então ignorados pela historiografia espírita clássica, a partir de pesquisas recentes em relação ao tempo daquela produção, provindas de fontes também recém-disponibilizadas, cujo ponto capital concentra-se na questionável atuação de Pierre-Gaëtan Leymarie como líder espírita, em continuação à obra do pioneiro espírita e gerenciamento da herança material do casal Kardec, cujo testamento destinava seus bens integralmente em favor das obras doutrinárias do Espiritismo e do amparo aos confrades necessitados; a propósito, segundo a opinião de muitos estudiosos, a gestão Leymarie tornou-se a causa da maior cisão entre os kardecistas e o principal motivo de enfraquecimento do Espiritismo pós-Kardec.

O roteiro do filme se valeu de obras recém-disponibilizadas pela Biblioteca Nacional da França, através de seu portal Gallica, como Beaucoup de Lumière de Berthe Fropo (traduzida depois para o português como Muita Luz) e o periódico O Espiritismo (Le Spiritisme) da União Espírita Francesa — entidade criada exatamente para fazer frente aos ditos desvios doutrinários de Leymarie, estando à sua frente Gabriel Delanne, Berthe Fropo, Henri Sausse e Léon Denis.

O fato é que, conforme apresenta o documentário, o Espiritismo genuíno realmente declinou significativamente no cenário europeu do final do século XIX e foi praticamente apagado em meados do século XX.


Teses do filme

O filme reúne três concepções distinta como propostas de contextualização dos fatos ocorridos com o movimento espírita original:

  • 1ª tese: os benfeitores espirituais orquestraram o surgimento do Espiritualismo Moderno em meados do século XIX, em complemento ao projeto evangelizador do Cristo, para daí estabelecer a Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec (o Consolador Prometido por Jesus), seguindo a sua programação espiritual, cujo ideal era o de que, a partir dessa codificação básica, o movimento espírita tomasse conta do mundo e fizesse promover na sociedade em geral a renovação moral prevista para a Nova Era (Era de Regeneração da humanidade). Contudo, esse movimento faliu concretamente, pelas investidas externas, pela incapacidade dos espíritas de o sustentarem, pelas circunstâncias das guerras e demais causas apresentadas para a derrocada do Espiritismo original; pelo seu livre-arbítrio, o homem ignorou essa mensagem, assim como ignorou o cristianismo original, fazendo com que a espiritualidade reprogramasse suas ações, resultando que os esforços dos benfeitores invisíveis se concentrassem na reorganização do movimento espírita no Brasil, para onde viriam reencarnar os Espíritos missionários especialmente encarregados de reacender as ideias espíritas. Em consequência da inobservância das luzes do Espiritismo, as sociedades beneficiadas com aquela mensagem (principalmente a francesa e o restante europeu), sem a proteção especial dos Espíritos por optarem por suas próprias convicções, viriam a expiar com as desgraças conhecidas do século XX. No filme documentário, essa tese é defendida nos comentários de Adriano Calsone, Antonio César Perri de Carvalho e Jorge Hessen;
  • 2ª tese: o curso da História segue exatamente como o planejado, pelo que o movimento espírita original sediado na França seria mesmo suplantado pelo contra-ataque das forças opressoras, naturalmente preparadas para reagir assim, e desta maneira, também como planejado, o Espiritismo viria a ser ressurgido na América Latina, sendo a nação brasileira a que concentraria a maior parte da segunda geração de missionários espíritas, para daí disseminar os conceitos da revelação espírita para o restante do mundo. Logo, por essa tese, a derrocada daquele movimento original era não apenas previsível, mas parte do plano da espiritualidade, havendo o movimento original de ser substituído pelo Movimento Espírita Brasileiro, de acordo com os presságios da obra Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho do Espírito Humberto de Campos, pela psicografia de Chico Xavier. Essa a tese defendida no filme pelos comentários de Carlos Campetti e Oceano Vieira de Melo;
  • 3ª tese: é semelhante à primeira no que diz respeito ao projeto de fazer com que aquele movimento original se expandisse pelo mundo e promovesse uma mudança de atitude moral geral, oferecendo, por sua vez, uma nova causa em especial para explicar a derrocada do projeto espírita. Por esta terceira tese, o motivo principal da falência daquele planejamento foi o fracasso de um movimento surgido no seio acadêmico, no começo do século XIX, e conhecido como Espiritualismo Racional, que consagrava o conceito da independência da alma em oposição ao materialismo. Segundo esta tese, se esse movimento tivesse prosperado e se tornado uma escola popular, que conduzisse a ciência, desde sua base, ao ideal da imortalidade da alma, então a própria cultura geral teria se transformado numa cultura espiritualista, com campo amplamente aberto para as revelações espíritas. Desta maneira, supostamente, não foram aqueles eventos comuns relacionados ao movimento espírita que barraram essa renovação moral — apesar de sua significância —, mas sim o sufocamento daquele movimento científico, o Espiritualismo Racional. Tal tese foi proposta no documentário por Paulo Henrique de Figueiredo.

A despeito das diferenças dessas teses, na tentativa de explicar a derrocada do movimento espírita francês, o filme se encaminha na ideia de ressurgimento do movimento espírita, noutro continente...


Ressurgimento do Movimento Espírita

Conforme o roteiro do documentário, após a derrocada do movimento espírita original, na França e demais países da Europa, o Espiritismo ressurge forte no cone Sul das Américas, vindo a florescer mais notadamente no Brasil, graças aos esforços especiais da espiritualidade em reunir nas terras sul-americanas as reencarnações de grandes missionários, inclusive dentre aquelas personalidades espíritas francesas da primeira hora, resultando no Brasil ter se tornado o país de maior população espírita do mundo e local de instituições doutrinárias mais bem organizadas, passando esse movimento espírita brasileiro a ser exportador da doutrina para o estrangeiro.


Versão dublada em inglês

O documentário foi traduzido e dublado para o inglês em junho de 2020, sob o título The Downfall of the Original French Spiritist Movement post-Kardec", com a colaboração de Robson Belchior, o tradutor e voice-over desta versão. Da mesma forma que a produção original, esta versão foi disponibilizada gratuitamente pela internet.


Cartaz do filme The Downfall of the Original French Spiritist Movement post-Kardec



Veja também


Referências

  • Espiritismo à Francesa: a derrocada do Movimento Espírita Frances pós-Kardec - Página oficial.
  • Filme livremente disponibilizado no canal Luz Espírita do YouTube - YouTube.
  • Versão dublada em inglês: The Downfall of the Original French Spiritist Moviment post-Kardec - YouTube.
  • Anúncio do lançamento do documentário - Espiritismo em Movimento (acesso em fev. 2020).
  • Entrevista com o diretor do filme (Ery Lopes) à TV Mundo Maior - Espiritismo em Movimento (acesso em fev. 2020).
  • Reportagem sobre o documentário no jornal O Imortal edição de fev. 2018 - Ler online (acesso em fev. 2020).
  • Entrevista com o diretor do filme ao site O Consolador - Ler online (acesso em fev. 2020).


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Índice de verbetes
A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo
Abreu, Canuto
Adolphe Laurent de Faget
Agênere
Alexandre Aksakof
Allan Kardec
Alma
Alma gêmea
Amélie Gabrielle Boudet
Anália Franco
Anastasio García López
Andrew Jackson Davis
Anna Blackwell
Arigó, Zé
Arthur Conan Doyle
Auto de Fé de Barcelona
Auto-obsessão.
Banner of Light
Baudin, Irmãs
Bem
Berthe Fropo
Blackwell, Anna
Boudet, Amélie Gabrielle
Cairbar Schutel
Canuto Abreu
Caridade
Carma
Caroline Baudin
Célina Japhet
Cepa Espírita
Charlatanismo
Charlatão
Chevreuil, Léon
Chico Xavier
Cirne, Leopoldo
Codificador Espírita
Comunicabilidade Espiritual
Conan Doyle, Arthur
Consolador
Crookes, William
Daniel Dunglas Home
Davis, Andrew Jackson
Denis, Léon
Dentu, Editora
Dentu, Édouard
Desencarnado
Deus
Didier, Pierre-Paul
Divaldo Pereira Franco
Dogma
Dogmatismo
Doutrina Espírita
Doyle, Arthur Conan
Dufaux, Ermance
Ectoplasma
Ectoplasmia
Ecumenismo
Editora Dentu
Édouard Dentu
Elementos Gerais do Universo
Emancipação da Alma
Encarnado
Epífise
Erasto
Ermance Dufaux
Errante
Erraticidade
Errático
Escala Espírita
Escrita Direta
Espiritismo
Espiritismo à Francesa: a derrocada do movimento espírita francês pós-Kardec
Espírito da Verdade
Espírito de Verdade
Espírito Santo
Espírito Verdade
Espiritual
Espiritualidade
Espiritualismo
Espiritualismo Moderno
Evangelho
Expiação
Faget, Laurent de
Fascinação
Fluido
Fora da Caridade não há salvação
Fox, Irmãs
Francisco Cândido Xavier
Franco, Anália
Franco, Divaldo Pereira
Fropo, Berthe
Galeria d’Orleans
Gama, Zilda
Glândula Pineal
Henri Sausse
Herculano Pires, José
Herege
Heresia
Hippolyte-Léon Denizard Rivail
Home, Daniel Dunglas
Humberto de Campos
Imortalidade da Alma
Inquisição
Irmão X
Irmãs Baudin
Irmãs Fox
Jackson Davis, Andrew
Japhet, Célina
Jean Meyer
Jean-Baptiste Roustaing
Joanna de Ângelis
Johann Heinrich Pestalozzi
José Arigó
José Herculano Pires
José Pedro de Freitas (Zé Arigó)
Julie Baudin
Kardec, Allan
Kardecismo
Kardecista
Karma
Lachâtre, Maurice
Lamennais
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Léon Denis
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Perispírito
Pestalozzi
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Pierre-Paul Didier
Pineal
Pires, José Herculano
Pneumatografia
Possessão
Prece
Pressentimento
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Quiromancia
Religião
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Rivail, Hypolite-Léon Denizard
Roustaing, Jean-Baptiste
Santíssima Trindade
Santo Ofício
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Schutel, Cairbar
Sematologia
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Sexto Sentido
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Sociedade Dialética de Londres
Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas
SPEE
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Superstição
Terceira Revelação
Tiptologia
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Ubiquidade
UEF
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Videira Espírita
William Crookes
X, Irmão
Xavier, Chico
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