Compartilhe esta página pelo Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook

Índice de verbetes


Espiritualismo



Espiritualismo é a ideia, ou crença, que basicamente admite a existência do Espírito, como sendo o ser inteligente individualizado cuja essência é independente do organismo físico (embora o Espírito possa estar momentaneamente associado a um corpo material, durante o período de encarnação) e, portanto, com relação ao ser humano, sobrevivente à morte; neste contexto, é antônimo de materialismo. De maneira geral, todas as religiões se fundamentam no espiritualismo. Chama-se espiritualismo o conjunto de todas as doutrinas comuns a esse princípio da realidade espiritual, dentre as quais destacam-se diversas correntes tais como: Espiritualismo Moderno, Espiritualismo Racional (ou Filosófico) e Espiritismo; seus adeptos são chamados espiritualistas. Como vivência prática (estilo de vida, direcionamento dos valores e do sentido da vida) é sinônimo de espiritualidade (Ex: “O espiritualismo faz bem à saúde física e mental”).



Conceito e contexto histórico

A crença na sobrevivência da alma e da vida após a morte é instintiva e está presente em toda a História da humanidade, manifestada nas mais diversas culturas. Ao ser sobrevivente no além-túmulo, convencionou-se dar o nome espírito, do qual deriva o termo espiritualismo: espírito + ismo (ideia, doutrina, crença, movimento) = “crença nos espíritos”. Desta forma, o termo alma se refere ao ser espiritual encarnado, enquanto espírito diz respeito ao indivíduo desencarnado.

O termo espiritualismo tornou-se bem conhecido na passagem do século XVIII para o século XIX a partir de movimentos que se opuseram às ideias materialistas (de que tudo, inclusive o fenômeno da vida e as manifestações de inteligência e sentimentos, é oriundo simplesmente das leis da matéria, através das reações fisioquímicas). Nesse sentido, uma escola filosófica que teve certa notoriedade foi a do Espiritualismo Racional (ou Filosófico), concentrada entre pensadores francês como: Maine de Biran (1766-1824), Victor Cusin (1792-1867) e Royer Collard (1763-1845), defendo a “realidade suprema do Espírito em relação à matéria”, frontalmente contrário ao Positivismo de Augusto Comte (1798-1857), que seduzia os intelectuais de seu tempo. Contudo, a grande popularização da palavra em questão se deu com a eclosão do Espiritualismo Moderno, nascente da extraordinária fenomenologia mediúnica que surgiu em meados do século XIX nos Estados Unidos da América.


Espiritualismo Moderno

Bem quando as teorias materialistas alcançaram seu apogeu nos círculos acadêmicos, os grandes centros urbanos foram tomados de uma moda vinda da América: as Mesas Girantes, em que as pessoas se reuniam em salões públicos e ambientes familiares para evocação de Espíritos, à maneira das sessões promovidas pelas Irmãs Fox, que protagonizaram o famoso episódio de poltergeist de Hydesville, no interior do Estado de Nova Iorque, em 1848.


Irmãs Fox: Margaretta, Catherine e Leah


Esse movimento imigrou dos EUA para a Europa e demais localidades mundo afora e ficou conhecido como Espiritualismo Moderno; um surto de mediunidade que o escritor britânico Arthur Conan Doyle denominou de “Uma verdadeira invasão Organizada de Espíritos”, sobre a qual escreveu:

“[...] não há época na história do mundo em que não encontramos traços de interferências preternaturais e o seu posterior reconhecimento pela humanidade. A única diferença entre esses episódios e o movimento moderno é que aqueles podem ser apresentados como casos esporádicos de extraviados de uma esfera qualquer, enquanto os últimos têm as proporções de uma invasão organizada.”
A História do Espiritualismo, Arthur Conan Doyle - cap. I

O Espiritualismo moderno também serviu para estabelecer na cultura popular um sentido humanizado ao vocábulo espírito, desvinculando-o de termos como “fantasma”, “assombração”, “alma penada” e outras denominações pejorativas com relação aos mortos que se manifestam.


Espiritualismo e Espiritismo

O Espiritismo é uma doutrina essencialmente espiritualista, uma vez que se fundamenta na existência dos Espíritos, razão pela qual Allan Kardec assinalou no frontispício de O Livro dos Espíritos a inscrição "Filosofia Espiritualista"; portanto, a Doutrina Espírita faz parte do universo espiritualista, todavia, ela tem especialidades que caracterizam sua exclusividade com relação às demais correntes espiritualistas, requerendo assim uma identidade particular. Pensando nisso, o codificador espírita explica a denominação especial da nova doutrina:

“Para coisas novas é preciso palavras novas, como a clareza da linguagem assim o exige, para evitar a confusão inseparável dos múltiplos significados dos mesmos termos. As palavras: espiritual, espiritualista e espiritualismo têm uma acepção bem definida; dar a eles uma nova significação para aplicá-los à doutrina dos Espíritos seria multiplicar os casos já tão numerosos de anfibologia. De fato, o espiritualismo é o oposto do materialismo; quem acredita haver em si alguma coisa além da matéria é espiritualista; mas isso não quer dizer que ele creia na existência dos Espíritos ou em suas comunicações com o mundo visível. Em lugar das palavras ESPIRITUAL e ESPIRITUALISMO, nós usamos, para designar esta crença, os termos espírita e espiritismo, cuja forma lembra a origem e o sentido da raiz da palavra, e que por isso mesmo tem a vantagem de serem perfeitamente compreensíveis, reservando ao vocábulo espiritualismo a significação que lhe é própria. Diremos, pois, que a doutrina espírita ou o espiritismo tem por princípio as relações do mundo material com os Espíritos, ou seres do mundo invisível. Os adeptos do espiritismo serão os espíritas, ou, se quiserem, os espiritistas.”
O Livro dos Espíritos, Allan Kardec - Introdução ao estudo da Doutrina Espírita, item I

Em suma, o desígnio espiritualismo é genérico, abrangendo todas as crenças religiosas clássicas e doutrinas filosóficas que admitem a realidade substancial do Espírito; deste modo, podemos dizer que os espíritas são espiritualistas, mas que nem todos os espiritualistas são espíritas, posto que o Espiritismo tem uma base doutrinária especifica cujos conceitos não são admitidos igualmente pelos adeptos de outras escolas espiritualistas.


Allan Kardec, o codificador do Espiritismo


A tabela a seguir exemplifica a diferença entre Espiritismo e outras duas escolas espiritualistas:


ESPIRITISMO E OUTRAS CRENÇAS ESPIRITUALISTAS
DoutrinasConceitos doutrinários admitidos
DeusImortalidade
da Alma
ReencarnaçãoCéu e inferno
Espiritismosimsimsimnão
Catolicismosimsimnãosim
Budismonãosimsimnão

De igual maneira, mesmo sendo espiritualista, o Espiritismo não compartilha de todos os outros elementos doutrinários e de práticas comuns do espiritualismo; por exemplo, os espíritas não comungam do ocultismo e misticismo típico de tantas vertentes espiritualistas.


Veja também


Referências

  • O Livro dos Espíritos, Allan Kardec - Ebook.
  • A História do Espiritualismo, Arthur Conan Doyle - Ebook.
  • Verbete Espiritualismo filosófico na Wikipédia.


Tem alguma sugestão para correção ou melhoria deste verbete? Favor encaminhar para Atendimento.


Índice de verbetes
A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo
Abreu, Canuto
Adolphe Laurent de Faget
Agênere
Alexandre Aksakof
Allan Kardec
Alma
Alma gêmea
Amélie Gabrielle Boudet
Amuleto
Anália Franco
Anastasio García López
Andrew Jackson Davis
Anna Blackwell
Arigó, Zé
Arthur Conan Doyle
Auto de Fé de Barcelona
Auto-obsessão.
Banner of Light
Baudin, Irmãs
Bem
Berthe Fropo
Blackwell, Anna
Boudet, Amélie Gabrielle
Cairbar Schutel
Canuto Abreu
Caridade
Carma
Caroline Baudin
Célina Japhet
Cepa Espírita
Charlatanismo
Charlatão
Chevreuil, Léon
Chico Xavier
Cirne, Leopoldo
Codificador Espírita
Comunicabilidade Espiritual
Conan Doyle, Arthur
Consolador
Cordão de Prata
Cordão Fluídico
Crookes, William
Daniel Dunglas Home
Davis, Andrew Jackson
Denis, Léon
Dentu, Editora
Dentu, Édouard
Desencarnado
Deus
Didier, Pierre-Paul
Divaldo Pereira Franco
Dogma
Dogmatismo
Doutrina Espírita
Doyle, Arthur Conan
Dufaux, Ermance
Ectoplasma
Ectoplasmia
Ecumenismo
Editora Dentu
Édouard Dentu
Elementos Gerais do Universo
Emancipação da Alma
Encarnado
Epífise
Erasto
Ermance Dufaux
Errante
Erraticidade
Errático
Escala Espírita
Escrita Direta
Espiritismo
Espiritismo à Francesa: a derrocada do movimento espírita francês pós-Kardec
Espírito da Verdade
Espírito de Verdade
Espírito Santo
Espírito Verdade
Espiritual
Espiritualidade
Espiritualismo
Espiritualismo Moderno
Evangelho
Expiação
Faget, Laurent de
Fascinação
Fio de Prata
Fluido
Fora da Caridade não há salvação
Fox, Irmãs
Francisco Cândido Xavier
Franco, Anália
Franco, Divaldo
Fropo, Berthe
Galeria d’Orleans
Gama, Zilda
Glândula Pineal
Henri Sausse
Herculano Pires, José
Herege
Heresia
Hippolyte-Léon Denizard Rivail
Home, Daniel Dunglas
Humberto de Campos
Imortalidade da Alma
Inquisição
Irmão X
Irmãs Baudin
Irmãs Fox
Jackson Davis, Andrew
Japhet, Célina
Jean Meyer
Jean-Baptiste Roustaing
Joanna de Ângelis
Johann Heinrich Pestalozzi
José Arigó
José Herculano Pires
José Pedro de Freitas (Zé Arigó)
Julie Baudin
Kardec, Allan
Kardecismo
Kardecista
Kardequiano
Karma
Lachâtre, Maurice
Lacordaire
Lamennais
Laurent de Faget
Léon Chevreuil
Léon Denis
Leopoldo Cirne
Leymarie, Pierre-Gaëtan
Linda Gazzera
Livraria Dentu
London Dialectical Society
Madame Kardec
Mal
Maurice Lachâtre
Mediatriz
Médium
Mediunidade
Mediunismo
Mesas Girantes
Metempsicose
Meyer, Jean
Misticismo
Místico
Moderno Espiritualismo
Necromancia
O Livro dos Espíritos
O Livro dos Médiuns
Obras Básicas do Espiritismo
Obsediado
Obsessão
Obsessor
Onipresença
Oração
Palais-Royal
Panteísmo
Paráclito
Parasitismo psíquico
Pélagie Baudin
Percepção extrassensorial
Pereira, Yvonne A.
Perispírito
Pestalozzi, Johann Heinrich
Pierre-Gaëtan Leymarie
Pierre-Paul Didier
Pineal
Pires, José Herculano
Pneumatografia
Possessão
Prece
Pressentimento
Projeto Allan Kardec
Quiromancia
Religião
Revelação Espírita
Rivail, Hypolite-Léon Denizard
Roustaing, Jean-Baptiste
Santíssima Trindade
Santo Ofício
Sausse, Henri
Schutel, Cairbar
Sematologia
Sentido Espiritual
Sexto Sentido
Silvino Canuto Abreu
Sociedade Dialética de Londres
Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas
SPEE
Subjugação
Superstição
Talismã
Terceira Revelação
Tiptologia
Tribunal do Santo Ofício
Trindade Universal
Ubiquidade
UEF
União Espírita Francesa
Vampirismo
Verdade, Espírito
Videira Espírita
William Crookes
X, Irmão
Xavier, Chico
Xenoglossia
Yvonne A. Pereira
Zé Arigó
Zilda Gama

© 2014 - Todos os Direitos Reservados à Fraternidade Luz Espírita

▲ Topo