Sematologia, em Espiritismo, é um modo de comunicação espiritual, por via mediúnica, através de sinais de efeitos físicos (como pancadas, batidas e movimentos de objetos materiais) e ao mesmo tempo um sistema de interpretação desses efeitos; portanto, consiste na linguagem de sinais produzidos pelos Espíritos. Seu sistema, no contexto espírita, foi definido por Allan Kardec nas obras doutrinárias especialmente dedicada ao estudo da mediunidade: Instrução Prática das Manifestações Espíritas (1858) e O Livro dos Médiuns (1861). A Tiptologia (linguagem espiritual por meio de batidas) é uma ramificação do sistema sematológico.
A palavra sematologia provém dos termos gregos sema, semato: sinal + logos: discurso = linguagem de sinais. Ela é aplicada na área da Linguística como sendo o estudo do relacionamento dos sinais gráficos (letras, números, acentuação, pontuação) ao lado das especializações gramaticais semântica, semasiologia e semiótica.
A mímica (arte de expressar os pensamentos e sentimentos por meio de gestos) também é tipo de linguagem do ramo da sematologia.
Em sua pesquisa doutrinária, Allan Kardec (o codificador do Espiritismo) considerou os modos típicos de comunicação espiritual: escrita direta (pneumatografia) ou instrumental humana (psicografia), fala direta (pneumatofonia) ou instrumental humana (psicofonia), transmissão mental (telegrafia humana, ou telepatia) e a comunicação por pancadas e batidas — que, aliás, é colocado na primeira ordem do estudo kardequiano sobre as manifestações espirituais, por conta de ter sido o modo inicial amplamente utilizado no desenvolvimento do Espiritualismo Moderno, como Kardec assim registrou:
Pela necessidade de se interpretar o que os Espíritos queriam transmitir através desses sinais físicos — inicialmente, a maneira pela qual eles encontraram para se comunicar com a humanidade terrena —, os fenômenos desse gênero foram então classificados na codificação espírita como pertences aos grupos da Sematologia e da Tiptologia.
Sematologia: interpretação dos sinais espirituais nas Mesas Girantes
De maneira geral, toda as formas de comunicações baseadas em sinais físicos (pancadas, batidas, movimentos) através de instrumentações (mesas girantes, tabuleiros, jogo da garrafa, brincadeira do copo etc.) pertencem a um modo de linguagem sematológica; porém, a codificação espírita vai especificar a Sematologia como o modo de interpretação da mímica dos Espíritos aplicada nos movimentos de objetos.
Segundo essa especialização, portanto, a interpretação “literal” das batidas espirituais — mediante uma associação de determinado número de batidas a um tipo de resposta (por exemplo, “sim” ou “não”) ou uma letra ou número — fica no campo propriamente dito da Tiptologia, enquanto a Sematologia se dedica estritamente a interpretar o estado emocional do Espírito comunicante refletido no modo como ele produz os efeitos físicos (por exemplo: a intensidade das batidas, a grosseria de uma arranhadura etc.) e dos movimentos dos objetos (exemplos: a inclinação de uma mesa imitando um cumprimento respeitoso tipicamente humano, um movimento abrupto em reação a uma pergunta indesejada etc.).
A “brincadeira do copo” sugere uma sessão espiritual do campo da Sematologia e Tiptologia
O estudo aprofundado da linguagem dos sinais espirituais reproduzidos nos fenômenos mediúnicos, à luz do Espiritismo, encontra-se no capítulo XI da 2ª parte de O Livro dos Médiuns de Allan Kardec.
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