Compartilhe esta página no: Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Google Plus



Índice de verbetes



Codificador Espírita



Codificador é aquele que codifica, que cria um código padrão sobre o qual se desenvolve uma série de leis e fundamentos práticos a respeito de uma ideia central. Allan Kardec é considerado o codificador espírita, por ter sido aquele que reuniu e compilou os conceitos básicos da Revelação Espírita.

Allan Kardec, o codificador espírita

Em seu trabalho de compilação, Kardec reuniu os elementos necessários e disponíveis para a formatação da Doutrina Espírita, por exemplo, a observação pessoal dos fenômenos espirituais de seu tempo (especialmente das Mesas girantes), as mensagens que os Espíritos lhe endereçavam, as questões que ele formulava e submetia aos Espíritos através dos médiuns colaboradores, da troca de correspondência com outros estudiosos e pesquisadores daquelas extraordinárias manifestações espirituais, tudo isso em acordo com o método experimental aplicado a todas as ciências.

Formado em Letras e Ciências Gerais, com uma consagrada carreira em Pedagogia, Allan Kardec reunia as condições mais adequadas para efetivar a Codificação Espírita. Com reconhecido brilhantismo, ele organizou os principais fundamentos daquela revolucionária revelação de forma didática, a poder dispor aquelas mais complexas ideias de maneira lógica, objetiva e de mais fácil compreensão possível.

Ver Codificação Espírita.


Referências

  • Obras Póstumas, Allan Kardec - especialmente: 2ª Parte: "Minha primeira iniciação no Espiritismo".




© 2014 - Todos os Direitos Reservados à Fraternidade Luz Espírita

▲ Topo