Compartilhe esta página no: Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Google Plus



Índice de verbetes



Heresia



Heresia é tudo aquilo considerado contrário à crença estabelecida. O uso clássico desse termo se aplica ao julgo das igrejas cristãs (católicas e protestantes) contra as ideias ditas adulteradas e adversas aos conceitos do cristianismo tradicional.

De alguma forma, heresia tem relação com o que as crenças tradicionais chamam de pecado, aquilo que fere o que consideram sagrado. Para tratar das heresias, as igrejas fundaram o seu Tribunal da Inquisição, pelo qual os hereges, ou heréticos, eram caçados, julgados e punidos, em associação com a autoridade do Estado.

A Doutrina Espírita, bem como a prática da mediunidade, é considerada uma heresia pelo cristianismo tradicional. Os livros relacionados ao Espiritismo foram incluídos ao Index Librorum Porhibitorium — o catálogo católico de obras cuja leitura é proibida para os féis da Igreja.


Intolerância religiosa

Esse tipo de tratamento contra a fé e a opinião alheia, a pretexto de um zelo doutrinário, reflete um inconsequente autoritarismo e intransigência das igrejas, muito contrário aos princípios do Cristo, especialmente levando em consideração que muitos dos dogmas religiosos — consagrados e impostos a ferro e a fogo — se fundamentam tão somente em concepções místicas, sem embasamento racional e muitas vezes em flagrante contraste com o positivismo das ciências, tanto assim que têm brotado inúmeras controvérsias dentro mesmo do seio das igrejas.

É, portanto, um atentado ao direito natural de liberdade que Deus concede aos seus filhos e também uma inobservância do que diz o apóstolo Paulo:

"É necessário que entre vós haja partidos [heresias, em algumas traduções] para que possam manifestar-se os que são realmente virtuosos."
Paulo, 1 Coríntios, 11:19

Ver Inquisição.





© 2014 - Todos os Direitos Reservados à Fraternidade Luz Espírita

▲ Topo