Compartilhe esta página no: Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Google Plus



Índice de verbetes



Espiritualismo



Espiritualismo é a ideia que basicamente admite a existência do Espírito, o ser de essência espiritual e absolutamente independente do organismo físico do corpo humano, portanto, em contraste com a ideia do Materialismo — que, por sua vez, sugere que toda a vida, as emoções, os sentimentos e as manifestações dos seres vivos seriam oriundos meramente da matéria.

Ver Materialismo.

Nesse contexto, o espiritualismo abrange todas as crenças e religiões clássicas — que, naturalmente, são espiritualistas, embora possam divergir quanto à origem, organização e destino dos Espíritos, tanto sobre a sua pré-existência, em relação à vida terrena, quanto sobre o seu destino pós-morte.


Espiritualismo e Espiritismo

O Espiritismo é uma doutrina essencialmente espiritualista, uma vez que se fundamenta na existência dos Espíritos, razão pela qual Allan Kardec assinalou no frontispício de O Livro dos Espíritos a inscrição "Filosofia Espiritualista". No entanto, a Doutrina Espírita se assenta também sobre certos conceitos (como a comunicabilidade dos Espíritos, reencarnação, lei de causa e efeito etc.) discutidos por outras correntes filosóficas e religiosas, pelo que se faz necessário a caracterização do gênero espírita frente à generalidade do adjetivo espiritualista.

Ver Espiritismo.


Moderno Espiritualismo

O termo espiritualismo tornou-se comum no mundo inteiro a partir de meados do século XIX, quando se deu a série de manifestações espirituais que culminaram com a febre das Mesas Girantes e o surgimento do movimento chamado de Espiritualismo Moderno — que, na época, era simplesmente chamado de Espiritualismo, enquanto que as tradições que se assemelhavam a esse movimento (por exemplo, as tradições orientais) eram normalmente denominadas de ocultismo, misticismo ou termos afins.

Ver Espiritualismo Moderno.

Atualmente, o desígnio espiritualismo abrange todas as doutrinas e crenças religiosas clássicas, fundadas pelo princípio da fonte transcendental da vida, tais como o hinduísmo, budismo, judaísmo, cristianismo, islamismo etc.

Ver Religião.


Referências





© 2014 - Todos os Direitos Reservados à Fraternidade Luz Espírita

▲ Topo